O bolo de milho é uma iguaria apreciada por muitos brasileiros. Eu amo bolo de milho! E feito no liquidificador é ainda melhor né?! Quem não gosta de uma receita rápida e prática?
Usaremos como medidor para essa receita a própria latinha do milho. Dessa forma fica mais prático e sujamos menos louça.
Sobre os Ingredientes
Milho enlatado: Existem algumas opções no saquinho, mas costumam ter o peso menor, opte pela lata mesmo para não ter diferença no resultado final da receita. Sem contar que no saquinho não ficará muito fácil medir os ingredientes secos.
Ovos: Utilize ovos médios, com peso entre 45 e 50g. Caso os ovos sejam muito pequenos, ou muito grandes, tente pesá-los. Procure pesar em média 150 gramas de ovo, que equivalem a 3 ovos médios.
Óleo: Costumo usar o de soja mesmo, mas pode ser o óleo de sua preferência.
Leite: Pode ser o de caixinha mesmo, mas caso só tenha o leite em pó, pode seguir as instruções da embalagem do leite para a preparação e usar a quantidade indicada na receita.
Sal: O sal é indispensável nessa receita. Vai realçar ainda mais o sabor do milho, e não, não vai ficar salgado.
Açúcar: Costumo usar o refinado, mas pode substituir pelo cristal ou demerara, sem problemas.
Fubá: Use o fubá fino. Vai dar um resultado melhor e mais delicado para a receita.
Fermento em pó: E claro, não esqueça do fermente hein…
Ingredientes:
1 lata de milho;
3 ovos;
1/2 lata de óleo;
1 lata de leite;
1 pitada de sal;
1 lata de açúcar;
1 lata de fubá;
1 colher de sopa de fermento em pó (uso a medida da tampinha).
Modo de preparo:
No liquidificador coloque todos os ingredientes molhados e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Depois acrescente os secos, com exceção do fermento e bata novamente. Por ultimo acrescente o fermente e bata o suficiente apenas para misturar. Leve a forma untada. Pode ser untada com margarina e trigo, desmoldante, como preferir.
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus. No meu forno leva em média 40 minutos, mas pode variar de forno para forno. Faça o teste do palito. Ele deve sair levemente úmido. Esse bolo fica cremoso, então o palito não sai completamente limpo. Observe também que ele precisa estar dourado por cima.
Conhece a história por trás dessa receita?
Descobri que o bolo de milho é uma verdadeira tradição em muitos países da América Latina, não só aqui no Brasil, porém ele é muito especial na mesa dos brasileiros! Sua história está ligada ao uso do milho como um dos alimentos base das civilizações pré-colombianas, como os astecas, maias e incas. O milho, sendo nutritivo e versátil, era amplamente utilizado tanto em pratos salgados quanto doces, e até hoje é assim!
No Brasil, o bolo de milho se tornou um ícone das festas juninas, sendo preparado de diversas formas, desde versões simples até as que levam coco, leite condensado ou queijo. Quem não gosta de um bolinho em época de são João, não é mesmo? Essa prática de usar milho enlatado e liquidificador é uma modernização da receita tradicional, trazendo mais praticidade para o dia a dia, que é o que precisamos com tudo mais corrido hoje em dia.
Uma coisa interessante que descobri é que o milho é considerado um símbolo de prosperidade e fartura em várias culturas. Além disso, o bolo de milho é adaptado em diferentes regiões do Brasil: no nordeste, pode ser preparado com leite de coco, enquanto no sul, o fubá é mais comum como base da receita.
E quem resiste ao aroma irresistível que invade a casa enquanto o bolo assa? Pode por o pó pra coar! Essa receita combina sabor, tradição e memórias afetivas, de maneira prática e fácil. 🌽
Se você chegou até aqui, muito obrigada. Não se esquece de se inscrever em meu canal no youtube e curtir o vídeo, e se puder deixa um comentário. Deus abençoe a todos!!
Deixe um comentário